A oferta de serviços de prevenção e promoção à saúde desempenha um papel crucial para gerar impacto positivo na qualidade de vida da população. Isso é especialmente relevante porque uma série de condições de saúde podem ser evitadas e controladas por meio de diagnóstico precoce, hábitos saudáveis e monitoramento constante - ações coordenadas pela Atenção Primária à Saúde (APS).
No Brasil, os serviços relacionados à APS são responsáveis pelo atendimento de 159 milhões de pessoas, correspondendo à cobertura de 74,62% da população. Evidenciar os principais desafios do setor e identificar modelos de negócios viáveis geram oportunidades para endereçar esses desafios e beneficiar os brasileiros.
Nesse contexto, a colaboração entre negócios de impacto e o poder público possui o potencial de gerar impacto positivo na saúde dos brasileiros, além de ocasionar oportunidades para empreendedores, investidores e a colaboração com soluções inovadoras, resultando em mais efetividade no contexto da saúde pública.