Ipeadata
Metadados
Título
Ipeadata
Link para a base de dados
Descrição
Base organizada pelo Ipea contendo os seguintes dados:
1. Ipeadata macroeconômico
Base de dados econômicos e financeiros mantida pelo Ipea incluindo séries estatísticas da economia brasileira e dos aspectos que lhe são mais pertinentes na economia internacional. Os dados são atualizados e documentados de forma sistemática e apresentados na mesma unidade monetária. Recursos disponíveis permitem a manipulação matemática e a extração dos resultados em planilhas ou gráficos.
A busca das séries estatísticas pode ser feita por "Palavras-chave" na sua descrição, "Temas" ou assuntos de interesse, "Fontes" de publicação ou pela "Periodicidade" de sua compilação (anual, trimestral, mensal ou diária). A seleção também pode ser feita por meio dos "Índices analíticos", onde as séries encontram-se estruturadas de acordo com esquemas contábeis ou conceituais, como nas Contas Nacionais, no Balanço de Pagamentos, nas publicações de Finanças Públicas e dos Agregados Monetários, entre outros. A "Sinopse macroeconômica" apresenta um panorama atualizado da conjuntura econômica brasileira. Por fim, para facilitar as pesquisas, as "Séries históricas" - ou seja, anteriores à criação do IBGE em 1939 e da FGV em 1947 - foram organizadas à parte.
As unidades de medida são padronizadas e consistentes, sendo as séries em valores nominais sempre que possível expressas em uma mesma moeda - reais (R$) para séries correntes, mil-réis para séries históricas e dólares ou libras esterlinas para séries em moedas estrangeiras - e em valores reais ou deflacionados expressas a preços do período mais recente ou atual, exceto quando há indicação explícita.
Por meio dos recursos disponíveis no Ipeadata, é possível extrair as séries em formato de tabelas e gráficos editáveis, bem como realizar operações matemáticas e estatísticas como deflacionar segundo os principais índices de preços (INPC-IBGE, IPCA-IBGE, IGP-FGV), selecionar períodos específicos, mudar a periodicidade das séries, gerar índices e taxas de crescimento.
2. Ipeadata regional
Base de dados demográficos, econômicos e geográficos para as regiões, estados e municípios brasileiros que se iniciam no Censo Demográfico de 1872. A busca das séries estatísticas pode ser feita por "Palavras-chave" na sua descrição, "Temas" ou assuntos de interesse, "Fontes" de publicação ou pelo "Nível geográfico" para o qual é possível agregar os dados.
Os níveis geográficos disponíveis no Ipeadata são município, área metropolitana, micro e mesorregião geográfica, estado, região administrativa (como Amazônia Legal, Sudene, Fome Zero, entre outras), bacia e sub-bacia hidrográfica, grandes regiões. Devido às mudanças no número e área dos municípios ao longo do tempo, os dados municipais são também apresentados de acordo com as áreas mínimas comparáveis (AMC), permitindo análises intertemporais consistentes. O Ipeadata disponibiliza os dados de AMC nos períodos 1872-2000, 1920-2000, 1940-2000, 1960-2000, 1970-2000 e 1991-2000, bem como os arquivos georreferenciados necessários à construção de mapas para cada uma dessas agregações.
As unidades de medida são padronizadas e consistentes, sendo as séries em valores nominais e, sempre que possível, expressas em uma mesma moeda - reais (R$) para séries correntes, mil-réis para séries históricas e dólares ou libras esterlinas para séries em moedas estrangeiras - e em valores reais ou deflacionados expressos a preços do período mais recente ou atual, exceto quando há indicação explícita. Para valores em termos reais, utiliza-se geralmente o deflator implícito do PIB em todas as agregações geográficas.
Por meio dos recursos disponíveis no Ipeadata, é possível extrair os dados nos vários níveis geográficos em formato de tabelas ou mapas editáveis (em formato JPEG).
3. Ipeadata social
Base de dados e indicadores sociais abrangendo temas diversos, como nível de renda per capita, desigualdade na distribuição de renda dos indivíduos e domicílios, desempenho educacional, condições de saúde e habitação, inserção no mercado de trabalho, situação dos direitos humanos da população, entre outros.
Sempre que possível, apresentam-se séries históricas de periodicidade mensal, anual e decenal para o país, grandes regiões, estados, regiões metropolitanas, desagregadas segundo a localização rural ou urbana dos domicílios, cortes etários, níveis de desempenho educacional, anos de escolaridade, sexo e cor dos indivíduos. Complementam essas séries os dados de municípios e suas áreas mínimas comparáveis (AMC), bacias e sub-bacias hidrográficas ou regiões administrativas disponíveis no Ipeadata Regional.
A busca das séries estatísticas pode ser feita por "Palavras-chave" na sua descrição, "Temas" ou assuntos de interesse, "Fontes" de publicação ou pelo "Nível geográfico" para o qual é possível agregar os dados, bem como pelas classificações-padrão de gênero, cor, faixa etária e educacional.
Como fontes de dados, destacam-se os microdados provenientes de várias pesquisas do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Censos Demográficos) e dos vários ministérios (Censo Escolar, Mortalidade, Rais/Caged, entre outras).
Por meio dos recursos disponíveis no Ipeadata, é possível extrair os dados nos vários níveis geográficos em formato de tabelas ou mapas editáveis (em formato JPEG).
Cobertura geográfica
Temas
Dados socioeconômicos > Assistência social | Dados socioeconômicos > Demografia e política | Dados socioeconômicos > Economia, orçamento e finanças | Dados socioeconômicos > Educação | Dados socioeconômicos > Saúde